top of page

Análise de dados: Como tomar decisões estratégicas?

Empresas sempre buscam aproveitar as oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento da gestão. Por isso, muitas delas costumam encontrar na análise de dados um excelente caminho para identificar uma série de informações. Dessa forma, elas conseguem tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos. 

Do contrário, a empresa pode tomar decisões a partir de achismos, o que pode levar a resultados insatisfatórios e até mesmo prejudicar a empresa. 


No artigo abaixo, você vai compreender porque a análise de dados é tão importante para a tomada de decisões estratégicas. Vamos conferir quais são suas principais vantagens e como ela pode ser aplicada em sua empresa.



Imagem de várias folhas com gráficos e dados. Pessoas estão em volta com canetas e calculadora para análise
Análise de dados ajuda a tomar decisões estratégicas e alinhadas com as expectativas da empresa | Foto Canva

Análise de dados: Jornada Analítica 


Sem a análise adequada, um movimento por parte da gestão de uma empresa pode ser prejudicial para a empresa. Por isso, para ter um bom resultado, é preciso que a organização utilize metodologias e ferramentas adequadas para interpretar as informações adquiridas, ou seja, ter uma jornada analítica.

 

Essa jornada envolve a análise de dados em diferentes etapas, buscando responder perguntas específicas, resolver problemas ou atingir objetivos de negócios. As etapas incluem:  

  • Coleta de dados;

  • Preparação;

  • Modelagem;

  • Visualização;

  • Tomada de decisões estratégicas.


A partir disso, a jornada fornece um processo estruturado para a análise, garantindo que os dados sejam coletados, preparados e analisados de forma sistemática para fornecer insights confiáveis e precisos



Imagem de gráficos e dados em forma de elementos gráficos. Na imagem há uma calculadora
Dados são coletados para fornecer insights valiosos para empresas | Foto: Canva

Pilares da análise de dados 

No contexto da jornada analítica, a análise de dados se baseia em diversas abordagens, variando de acordo com a informação desejada e com a decisão que a empresa pretende tomar. Essas abordagens podem ser categorizadas em:


Análise Descritiva:

Análise dos dados para entender sua estrutura e resumir suas características principais, como média, mediana, desvio padrão e percentuais. 


Análise Exploratória: 

Análise dos dados para encontrar padrões, tendências e relacionamentos inesperados. Ela pode envolver técnicas como visualização de dados e análise de componentes principais. 


Análise Inferencial: 

Está relacionada às inferências sobre uma população com base em uma amostra. Ela geralmente envolve a aplicação de testes estatísticos para avaliar uma hipótese.



Imagem com hologramas de gráficos e dados. Ao fundo aparece uma pessoa com um tablet
Cada tipo de análise é direcionada a uma estratégia diferente e posicionamento da empresa| Foto: Canva

Análise Preditiva: 

Busca prever resultados futuros com base em dados históricos. Ela envolve técnicas como regressão e redes neurais. 


Análise Prescritiva: 

Análise que busca identificar soluções e recomendar ações a serem tomadas. Ela envolve técnicas como otimização e modelagem. 


Escolher o tipo de análise mais apropriado depende da dúvida ou do problema que a empresa tem. Além disso, cada tipo de análise precisa de ajuda tecnológica de softwares específicos.


Quais são as vantagens de usar dados para tomada de decisão?



Imagem aparece uma mesa de escritório onde algumas pessoas estão em computadores analisando dados e informações
Análise de dados traz inúmeros benefícios para empresas e seu crescimento | Foto: Canva

São várias as vantagens da tomada de decisões estratégicas ao usar a análise de dados. Vamos analisar algumas delas:


1. Agilidade de resposta

Ao usar dados como aliados, é possível analisar informações consolidadas, antecipar cenários e desenvolver planejamentos eficazes, resultando em maior agilidade e chances de acertos na prática.


2. Progresso contínuo da empresa

Todo negócio integra um sistema mais amplo: o mercado, regido por variáveis complexas de oferta e demanda. Se uma organização não acompanha essa evolução, corre o risco de ficar para trás. A análise de dados facilita a identificação rápida e precisa das movimentações do mercado, proporcionando respostas mais ágeis. 


3. Vantagem competitiva

Gestores que usam dados conseguem entender de forma mais ampla as situações que ocorrem no mercado e são capazes de estabelecer melhores estratégias de negócio. Os dados são como parâmetros para compreender o que acontece fora da organização, ajudando a empresa a aprender e executar ações competitivas.


4. Identificação de oportunidades 

Ao usar a análise de dados, a empresa consegue identificar oportunidades de crescimento e expansão. É possível identificar tendências e padrões que podem ser aproveitados para obter vantagem competitiva.


5. Melhoria da eficiência operacional

A análise de dados ajuda a melhorar a eficiência operacional da empresa, identificando áreas problemáticas ou ineficientes. Além disso, é possível tomar medidas para melhorar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade.



 Imagem de duas telas com gráficos, ao fundo estão dois homens apertando mãos
A análise de dados ajuda a identificar problemas, melhorando o funcionamento interno de uma organização | Foto: Canva

6. Redução de riscos 

Ao analisar dados financeiros, de mercado e operacionais, por exemplo, é possível avaliar os riscos de decisões estratégicas e tomar medidas para reduzi-las. 


7. Comunicação mais efetiva 

A análise de dados pode ajudar a melhorar a comunicação entre os membros da equipe e da gestão. Com a análise de dados de produção, a equipe pode identificar problemas e discutir soluções com base em dados.  


Boas práticas para usar a análise de dados 


A análise de dados pode ser aplicada em diversos setores e com diferentes objetivos, como identificar tendências de mercado, entender o comportamento do consumidor, otimizar processos internos, entre outros.  


Essa é uma excelente maneira de evitar que o gestor siga uma estratégia errada que possa comprometer o rendimento e a qualidade dos trabalhos.



Imagem de uma pessoa no computador. Ela segura uma prancheta e verifica alguns gráficos
Seguir boas práticas para usar a análise de dados é essencial para atingir os objetivos | Foto: Canva

Veja algumas dicas e boas práticas de como tomar decisões baseadas em dados.


Definir objetivos claros 

Antes de dar início a análise de dados, é necessário definir quais são os objetivos que se deseja alcançar. Ou seja, é preciso entender e identificar o problema. Dessa forma, fica mais fácil examinar e estudar os dados.


Coletar dados relevantes

Colete dados relevantes para o objetivo que deseja alcançar. Dessa forma, você evita coletar informações desnecessárias que podem dificultar a análise.


Limpar e preparar os dados

Muitas vezes os dados coletados podem conter ruídos, informações incompletas e duplicadas ou até mesmo inconsistências. Por isso, é importante limpá-los e prepará-los antes da análise, garantindo a sua confiabilidade. 


Utilizar ferramentas e técnicas adequadas

Existem diversas opções de ferramentas e técnicas disponíveis, como estatística descritiva, machine learning, Inteligência Artificial (IA) e Business Intelligence (BI). Pesquise suas opções e opte pela técnica mais adequada para o objetivo que busca alcançar.


Buscar as melhores fonte de dados

Para encontrar as melhores estratégias, é fundamental que o gestor saiba de onde são retirados os dados, pois é preciso ficar atento com a confiabilidade das informações, evitando que sejam tomadas decisões ruins que prejudiquem a imagem da empresa.



Imagem com hologramas de dados e informações. Ao fundo da imagem está uma pessoa anotando algo em uma planilha
A base de dados deve ser criada a partir de boas fontes de informação | Foto: Canva

Visualizar os dados

A visualização dos dados ajuda a identificar padrões e tendências que podem não ser percebidos. Os gráficos e tabelas são ferramentas que podem colaborar com a visualização dos dados buscados. 


Interpretar os resultados

A interpretação correta dos resultados é essencial para tirar insights úteis dos dados. Por isso, é importante considerar o contexto dos dados, analisá-los de forma completa para que sejam evitadas as interpretações erradas. 


Tomar ações baseadas nos insights

É importante tomar ações baseadas nos insights obtidos. Dessa forma, você garante que os resultados da análise de dados sejam usados para melhorar processos, produtos ou serviços. Além disso, a análise de dados também pode ajudar a empresa a compreender melhor o comportamento dos seus clientes, ajudando a melhorar as estratégias de marketing.


A tomada de decisões baseada em dados melhora a competitividade, minimiza custos e desperdícios e ainda permite que a empresa entenda melhor as necessidades dos clientes. 


Como os dados podem ser utilizados nas decisões da empresa?


De maneira geral, qualquer processo, de qualquer empresa, pode ser melhorado a partir do uso de dados. A importante é identificar quais informações são relevantes para cada caso e, a partir disso, definir uma estratégia de análise de dados.



 Imagem de uma tela de computador com gráficos e números
Dados ajudam gestores e líderes a tomarem as melhores decisões dentro de uma empresa | Foto: Canva

Quando processados e aplicados de forma eficaz, os dados podem ajudar a empresa a se desenvolver. Confirma algumas formas que os dados podem ser usados por empresas:


Conhecer os clientes

Compreender as reais necessidades do cliente é crucial para o êxito de qualquer negócio. Essas informações variam desde dados sobre o perfil do comprador até detalhes como o tipo de serviço mais procurado. As plataformas de CRM desempenham um papel fundamental ao registrar e monitorar essas informações, possibilitando a oferta de produtos, serviços e processos mais personalizados.


Definir e validar estratégias

Uma análise diagnóstica da sua empresa, que examina dados como faturamento, Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Valor Vitalício do Cliente (LTV) e outras métricas, ajuda a ter uma compreensão do estado atual da organização.


Com essa visão interna do negócio é possível compreender o que ocorreu e identificar o que teve êxito ou não. A análise desses dados é fundamental para direcionar esforços para melhorias significativas.


Desenvolver novos produtos

Através do processamento de dados é possível identificar padrões, proporcionando insights precisos para decisões estratégicas. Inovar nem sempre requer a criação de novos produtos, mas sim a melhoria da experiência do consumidor.


Dentro da oferta de serviços e produtos existem oportunidades para surpreender os clientes ao analisar dados disponíveis, como o tempo de ação de um usuário e otimização na entrega de produtos. As melhores oportunidades estão nos detalhes sutis.


Aprimorar processos

Otimizar resultados requer uma análise constante de dados, visando extrair informações estratégicas para identificar oportunidades de otimização em todos os setores da empresa. A evolução planejada e executada demanda uma avaliação interna das estratégias, reconhecendo aquelas que não foram eficazes e validando as ações mais bem-sucedidas.


Desse modo, estabelece-se um ciclo em que os dados desempenham papel central na gestão, orientando estratégias e indicando os melhores caminhos.



 Imagem de um tablet e uma prancheta com informações, dados e gráficos
Os dados ajudam a gestão a desempenhar um papel central, colaborando com estratégias e mostrando os melhores caminhos | Foto: Canva

Análise de dados: Destaque-se no mercado


A análise de dados é uma ferramenta essencial para as empresas que buscam se destacar em um mercado competitivo, tomar decisões estratégicas, identificar tendências, avaliar o desempenho, identificar oportunidades e muito mais.


Porém, para que tudo ocorra como o planejado, é importante investir em sistemas que possam coletar e analisar dados.


O Grupo ABL tem diversos softwares e ferramentas que podem te ajudar a reduzir erros e aperfeiçoar a eficiência das operações da sua organização, beneficiando todos os envolvidos. 


Para saber mais sobre nossas soluções, basta entrar em contato com o nosso time. Nós podemos te ajudar! Navegue pelo nosso site e tenha insights poderosos para o seu negócio!  


8 visualizações0 comentário
bottom of page