top of page

Como usar a inteligência artificial ao seu favor?

A cada dia a inteligência artificial se torna cada vez mais relevante em nossa sociedade. Ela pode ser usada de diversas maneiras na rotina das pessoas. Com uma capacidade surpreendente de processar dados, as inteligências artificiais têm sido muito usadas na educação, segurança, empresas e na área da saúde.


Hoje, vamos explorar mais sobre a IA e como você pode usá-la ao seu favor.


O que é Inteligência Artificial?


A inteligência artificial é a ciência e a engenharia de máquinas inteligentes. Ela é capaz de realizar tarefas que normalmente precisam das habilidades humanas. Ela atua por meio de robôs, sistemas de software e outros dispositivos que podem ser automatizados programados para realizarem tarefas.


Por que usar a Inteligência Artificial?


A Inteligência Artificial pode ser usada para automatizar atividades repetitivas e complexas, como para reconhecer padrões, processar linguagens e tomar decisões.


A IA auxilia pessoas a tomarem decisões de forma mais rápida, além de executar tarefas que seriam complicadas de serem feitas de maneira manual. Ela também é aplicada para criar novos produtos e serviços, como assistentes virtuais, robôs e carros autônomos.


Imagem de um computador com um mapa mundi feito com dados numéricos. Na frente do computador está uma cabeça criada com elementos luminosos e conexões
IA ajuda na tomada de decisão e dá insights valiosos | Foto: Canva

Como usar a inteligência artificial a seu favor nos negócios?


Com os avanços da tecnologia, a inteligência artificial se tornou uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento e a inovação nos negócios atuais. Empresas que não lidam com a IA ou não buscam saber sobre novas tecnologias, acabarão ficando ultrapassadas.


A IA pode ajudar na automatização de tarefas, na análise de dados complexos e ainda na oferta de insights valiosos. Confira algumas formas de usá-la:


Automatização inteligente


Uma das formas mais impactantes de utilizar a inteligência artificial nos negócios é por meio. A automatização de processos é uma das formas mais impactantes de usar a inteligência artificial. Os sistemas de IA fazem tarefas repetitivas e demoradas serem concluídas de forma ágil e rápida, fazendo que os colaboradores fiquem livres para focar em atividades mais estratégicas e criativas. Esse processo ajuda a aumentar a eficiência da equipe, reduzir erros e aumentar produtividade.


Análise de dados avançada


A IA é capaz de analisar e processar grandes volumes de dados em tempo real. Essa atividade gera às empresas insights valiosos sobre os padrões de consumo, as preferências dos clientes e as tendências de mercado. A partir da análise feita pela IA é possível desenvolver estratégias de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos muito mais elaboradas e ainda ajustar pontos que precisam ser melhorados.


Imagem possui gráficos e dados
IA faz análise de dados de maneira rápida e ágil | Foto: Canva

Atendimento ao cliente aprimorado


O atendimento e a experiência do cliente estão sendo impulsionados pela IA por meio dos chatbots e assistentes virtuais. Esses sistemas podem colaborar com o trabalho da equipe de atendimento, pois oferece suporte 24 horas, ajuda nas demandas de perguntas frequentes e em problemas simples, tornando o trabalho mais rápido e eficaz. Isso gera uma maior satisfação do cliente e fortalecimento da relação com o negócio.


Personalização e recomendações precisas


A partir da IA é possível fazer recomendações personalizadas aos clientes, pois a ferramenta é capaz de analisar hábitos de compra e preferências. Isso ajuda a aumentar as taxas de conversão e a melhorar a experiência do cliente.


Previsões e tomada de decisões estratégicas


Por ser capaz de processar e analisar dados históricos e atuais, a IA ajuda empresas a fazerem previsões precisas sobre o futuro, auxiliando na tomada de decisões estratégicas, como em ajustes de inventários, definição de preços e antecipação de tendências de mercado.


Como usar a inteligência artificial a seu favor nos estudos?


Além da grande utilidade nos negócios, a inteligência artificial pode colaborar muito com outras áreas, como a Educação. A IA ajuda na produtividade e na organização de conteúdos, dessa forma os estudantes podem identificar os pontos que possuem mais dificuldade e abordá-los com mais ênfase. Usar as ferramentas tecnológicas otimiza o tempo de estudos e auxilia na preparação de provas. Confira alguns motivos para usar a IA na hora de estudar.


Mulher está sentada em uma escrivaninha estudando. Ela faz anotações e usa o computador
Nos estudos, a IA pode ajudar na elaboração de planos de ensino | Foto: Canva

Personalização no plano educacional

A IA é capaz de processar grandes volumes de dados e realizar análises detalhadas do desempenho de um aluno. Isso ajuda educadores e alunos a identificar padrões, compreender o progresso ao longo do tempo, e destacar áreas em que mais esforços são necessários.

Auxílio de aprendizado em novas línguas


A IA também ajuda no estudo de línguas estrangeiras, pois as ferramentas fornecem traduções de qualidade e recursos de compreensão de idiomas. Ou seja, a IA pode ser uma grande aliada no desenvolvimento linguístico.


Uma mulher está sentada em uma escrivaninha, ela está escrevendo, usa fones de ouvidos e olha a tela de um notebook. Na mesa tem um potinho com bandeiras de países.
IA auxilia no aprendizado de novas línguas | Foto: Canva

Recursos para análise de desempenho


A IA ajuda a avaliar o desempenho dos alunos, pois é capaz de analisar o histórico de desempenho em provas anteriores e mostrar onde o aluno precisa melhorar. Com isso, ela traz mais autoconfiança e colabora com performances futuras.

Desafio ético


É importante ressaltar que o uso da inteligência artificial precisa ser feito com cautela. Afinal, ela é um complemento do que é aprendido. O uso responsável é essencial para que seja uma experiência positiva.


Quais as inteligências artificiais mais usadas?


Uma mão robótica clica em alguns gráficos e elementos virtuais
Diferentes tipos de inteligência artificial facilitam tarefas do dia a dia | Foto: Canva

Existem diferentes tipos de inteligência artificial. Separamos algumas das mais usadas que otimizam rotinas:


Siri (Apple)


A Siri, assistente digital da Apple, está presente em vários dispositivos da empresa, como iPhones, iPads e Macs. Ela foi lançada em 2011 junto com o iPhone 4s. A partir disso, tornou-se parte fundamental da experiência de uso da Apple.


Alguns dos pedidos mais frequentes que a Siri recebe são: o agendamento de alarmes, a busca por informações, o envio de e-mails e a procura por Uber.

Cortana (Windows)


A Cortana é uma assistente virtual desenvolvida pela Microsoft, integrada ao Windows. Ele permite que os usuários interajam de forma mais intuitiva com seus dispositivos. Por meio do reconhecimento de voz e processamento de linguagem natural, a Cortana executa comandos, cria lembretes e fornece outras informações, como previsão do tempo e notícias.


Para tornar a experiência ainda melhor, a assistente aprende com o usuário ao longo do tempo e personaliza as respostas conforme os objetivos de cada usuário.


ChatGPT


O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é um modelo de linguagem feito para realizar tarefas de processamento de linguagem natural. Suas funcionalidades incluem fornecer informações, auxiliar na redação, criar conteúdo textual, explicar conceitos e muito mais. A ferramenta é capaz de interagir com base nas perguntas e solicitações feitas.


Imagem com o desenho de um robo mexendo em um notebook
ChatGPT cria conteúdos e interage a partir de perguntas | Foto: Canva

Alexa (Amazon)


Alexa é uma assistente virtual desenvolvida pela Amazon. Ela opera a partir de comandos de voz. A assistente reproduz música, responde perguntas, define alarmes, controla dispositivos inteligentes, cria listas, gerencia calendários, realiza chamadas, lê audiolivros e dá de trânsito. A Alexa facilita a realização de tarefas diárias de maneira eficiente.


Google Assistente (Google)


Desenvolvido pelo Google, o Google Assistente é um assistente virtual que opera em vários dispositivos, como smartphones e alto-falantes inteligentes. Ele usa tecnologias de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina.


O assistente entende comandos de voz, texto e toque, permitindo aos usuários realizar diversas tarefas, desde executar comandos em dispositivos inteligentes até fornecer informações, agendar compromissos, dar direções e tocar músicas. O Google Assistente é capaz de se adaptar ao contexto e preferências dos usuários.


Inteligência artificial transforma rotinas

A inteligência artificial está redefinindo a maneira como vivemos, seja no ambiente profissional ou pessoal.


Aqui no Grupo ABL nós aproveitamos os benefícios do uso de ferramentas de IA para dar suporte aos clientes, transformar nossas rotinas e nos auxiliar na criação de soluções.


Continue atento aos nossos conteúdos para conferir informações sobre IA, tecnologia e muito mais!


Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page