top of page

Pensamento crítico: O que é e como desenvolver?

O pensamento crítico é essencial para o desenvolvimento das nossas habilidades e para a tomada de decisão. A partir dele é possível melhorar a capacidade de analisar uma determinada situação e escolher o melhor caminho possível.

 

Neste artigo, vamos compreender os conceitos básicos do pensamento crítico, como desenvolvê-lo e implementá-lo no dia a dia


O que é o pensamento crítico? 


O pensamento crítico é a capacidade de reunir e analisar informações para chegar até uma conclusão ou decisão satisfatória. Essa é uma habilidade fundamental em qualquer tipo de empresa, pois pode ser aplicada em situações diversas. Afinal, pensamento crítico não é restrito a um único assunto.


Desenvolver o pensamento crítico vai ajudar a melhorar sua capacidade de resolver problemas, aumentar a sua capacidade de tomar decisões a partir de dados disponíveis e informações e ainda proporciona uma metodologia para lidar com problemas mais complexos.


Um homem está olhando para um quadro com várias informações e dados
O pensamento crítico te ajuda a analisar fatos e informações de forma mais clara | Foto: Canva

Quais são as principais características do pensamento crítico?


Pensar de forma crítica significa raciocinar com clareza a partir de dados e informações disponíveis para chegar em uma solução. Além disso, o pensamento crítico não aceita informações sem antes passarem por análises ou reflexões. 


A pessoa pensa de forma crítica, faz perguntas e não se incomoda em mudar de opinião quando novas informações e dados surgem. Quando têm ideias próprias, sabem como dar sequência e desenvolvê-las, assumindo um papel de agentes transformadores. Outras características do pensamento criativo são:


  • Compreensão de conceitos e ideias;

  • Avaliação das informações disponíveis;

  • Construção de argumentos;

  • Identificação de inconsistências;

  • Abordagem consistente e sistemática;

  • Reflexão a partir dos dados; 

  • Curiosidade para saber cada vez mais.


Vantagens do pensamento crítico


A capacidade de tomar decisões equilibradas, avaliar e se posicionar diante de situações complexas é uma habilidade importante na formação, seja de estudantes ou profissionais. 


Seja para quem busca tomar decisões para o futuro, em sua empresa, carreira ou verificar a veracidade de informações, o pensar de forma crítica é uma competência indispensável.


Analisar as informações antes de acreditar que são verdadeiras permite que você argumente contra fatos falsos. Algumas das vantagens de possuir um pensamento crítico são:


  • Incentiva e abastece a curiosidade;

  • Motiva a flexibilidade e a empatia;

  • Ensina a ter as próprias opiniões;

  • Impede de ser manipulado por notícias falsas;

  • Forma profissionais proativos e com autonomia;

  • Fortalece a liderança;

  • Facilita a solução de conflitos;

  • Ajuda a romper preconceitos.


Uma pessoa clica em uma representação de lâmpada na imagem. Essa lâmpada acende. Outras quatro ficam apagadas
Pensar de forma crítica é uma competência indispensável | Foto: Canva

Como desenvolver o pensamento crítico?


Ao melhorar o pensamento crítico, você melhora a forma como enxerga o mundo e as informações ao seu redor. Esse avanço não está ligado a um conceito único, mas é uma tarefa contínua. 


O pensamento crítico está sempre evoluindo e deve ser desenvolvido e praticado constantemente. Confira algumas formas de como desenvolvê-lo: 


  • Saiba argumentar

Para argumentar é preciso ter dados e informações. Por isso, é necessário investir em conhecimento. Além disso, é essencial respeitar a opinião de outras pessoas, manter a calma e saber como rebater um argumento.


  • Levante debates

Pensar criticamente envolve saber discordar, questionar e expor ideias. Converse com pessoas diferentes e discuta sobre alguns temas. A partir desse bate papo novas ideias e soluções podem surgir e vão enriquecer o seu raciocínio crítico.


  • Questione 

Para desafiar as suposições, seja curioso e questione. Vá em busca do motivo das coisas e busque saber mais sobre o assunto. Pensar de forma crítica requer estudos e pesquisas. Além disso, você também pode buscar conhecimentos em museus, teatros e outros lugares. 


Etapas do pensamento crítico


O pensamento crítico é uma habilidade que pode ser desenvolvida. E nós separamos esse processo em algumas etapas para que você possa entender melhor como ele funciona. 


Lembre-se que nem toda decisão precisa ser pensada com tanta profundidade. Mas outras mais complexas, precisam de uma análise mais aprofundada. Confira mais sobre as etapas e comece a pensar de forma mais crítica.


Uma mulher escreve em posts its que estão colados em uma parede de vidro
Etapas do pensamento crítico ajudam a chegar no grande objetivo: uma solução eficaz para um problema | Foto: Canva

1. Identifique o problema


Antes de tudo, identifique o problema que precisa ser resolvido e analise-o de diversos pontos de vista. Questione o que está acontecendo, qual o porquê, quais são as suposições e o que pode ser feito. 


Parte do desenvolvimento do pensamento crítico está relacionada às conclusões imparciais. Assim, você compreende o cenário antes de tomar qualquer decisão precipitada.


2. Pesquise


Neste momento, provavelmente você já possui uma ideia geral do problema. Porém, para tomar a melhor decisão, é preciso se aprofundar. Durante a sua pesquisa, reúna informações, desde dados, estatísticas, contribuições de outras pessoas, entre outras. Garanta que encontrou informações de fontes variadas, para ter pontos de vista diferentes


As informações variadas são essenciais para a sua capacidade de aplicar o processo de pensamento crítico. Com poucas informações, sua decisão será tomada de forma rasa. 


3. Determine a relevância dos dados


Depois de colher dados e informações, determine o quão relevantes são as fontes. Afinal, você pode ter informações que não são relevantes e não irão te ajudar. 


Para determinar a relevância dos dados, questione se a informação é confiável e significativa, se está desatualizada e se é especializada em um campo, por exemplo.


Imagem de um computador com muitos gráficos e informações. Uma mão aparece na imagem apontando para uma informação
Saber analisar dados e informações é essencial no pensamento crítico | Foto: Canva

4. Faça perguntas


O pensamento crítico busca uma decisão imparcial. Por isso, é importante analisar os vieses e fazer questionamentos


Pergunte-se se está fazendo alguma suposição, se existem outras variáveis que não considerou, se avaliou as informações de todas as perspectivas, entre outras questões que te façam olhar de diferentes pontos de vista. 


5. Identifique a melhor solução


No momento de chegar a conclusão e identificar a melhor solução, junte todos os pontos analisados entre as causas e os efeitos. Lembre-se de que pode existir mais de uma solução.


O processo do pensamento crítico vai te ajudar a entender as diferentes variáveis para que a melhor decisão seja tomada. 


6. Apresente a sua solução


Saber se comunicar bem também é uma habilidade dos pensadores críticos. Afinal, é preciso conversar com as outras partes interessadas e falar sobre a conclusão. Caso existam diversas soluções, apresente-as todas. Assim, o time pode discutir e decidir qual pode ser mais prática e viável.


Cinco pessoas estão em pé em volta de uma mesa. Na mesa há um computador e alguns papeis
Conversar com os interessados sobre as soluções é importante para dar andamento prático no trabalho | Foto: Canva

7. Analise a sua decisão


Depois de implementar a decisão, avalie se ela foi eficaz e realmente solucionou o problema inicial. Verifique quais lições, positivas ou negativas, foram aprendidas durante a experiência e análise para melhorar ainda mais o seu pensamento crítico.


Considere registrar as lições aprendidas, caso os membros da equipe se deparem com alguma situação semelhante ou relacionada, eles podem entender mais sobre a decisão e ter um monte de partida para uma nova análise. 


Quais habilidades o pensamento crítico nos ajuda a desenvolver?


O pensamento crítico envolve uma série de capacidades e atitudes que atuam em conjunto. A partir delas é possível abordar situações e informações de maneira racional. Conheça as principais habilidades que o pensamento crítico carrega e nos ajuda a desenvolver:


Quatro pessoas conversam e colam posts its em uma parede de vidro
Pensamento crítico também ajuda a desenvolver habilidades para o dia a dia | Foto: Canva

1. Pensamento Analítico

O pensamento crítico avalia dados de várias fontes para encontrar as melhores conclusões e tomar boas decisões. Junto dele, o pensamento analítico ajuda a fazer com que as pessoas se esforcem para reunir e processar informações para chegar à melhor conclusão. 


2. Autorregulação

A autorregulação está relacionada à capacidade de regular os próprios pensamentos e rejeitar pensamentos pessoais para chegar a uma conclusão. Para pensar de forma crítica, é preciso questionar as informações e decisões que você prioriza.


3. Observação 

As habilidades de observação ajudam os pensadores críticos a analisarem as coisas além do que são. É preciso olhar para os vários pontos de vista para identificar possíveis problemas.


4. Interpretação

Além de reunir informações, é importante avaliar quais são importantes e relevantes para cada situação. Isso ajuda você a chegar às melhores conclusões.


Pontos de exclamação estão escritos e uma bolinha de papel amassada simboliza uma lâmpada acesa
Saber analisar informações é um passo essencial ao pensar de forma crítica | Foto: Canva

5. Comunicação

O pensamento crítico ajuda a desenvolver a comunicação, pois depois de tomar uma decisão, é preciso comunicá-la a outras pessoas interessadas. 


6. Argumentação

Além de se comunicar de forma plena, é preciso saber argumentar. Ou seja, usar fatos, dados, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções para convencer uma pessoa sobre um determinado ponto de vista. É preciso saber discutir apresentando e contrapondo razões que levam a uma solução.


7. Curiosidade

O pensamento crítico incentiva a curiosidade, que é definida como a vontade de saber mais. E, quanto mais sabemos, mais queremos aprender, experimentar ou vivenciar algo novo, conhecer o desconhecido, buscar respostas, entre outras coisas. Essa é uma característica muito forte em pessoas que gostam de aprender.


8. Compreensão

A compreensão é o entendimento das coisas. Para aprender é preciso entender. Ao compreender um assunto, ele se torna parte dos seus conhecimentos e passa a fazer parte de um repertório mais amplo. O conceito também está relacionado à aceitação do outro e de suas ideias.


Uma mulher está sentada em uma livraria, ela é um livro e sorri
A compreensão dos fatos é uma das habilidades desenvolvidas no pensamento crítico | Foto: Canva

9. Reflexão

Refletir é deixar o impulso de lado e pensar antes de realizar uma ação. Ao fazer uma pausa e analisar uma situação, é possível reavaliar suposições e raciocinar de forma mais clara


10. Abordagem de problemas

Lidar com problemas de maneira crítica é um processo. Com o pensamento crítico você passa a seguir etapas: Perceber o problema; Analisar a situação, dados disponíveis e levantar hipóteses; Chegar a causas; Selecionar as mais viáveis e Aplicar a solução.


Pensamento crítico é uma competência fundamental


O pensamento crítico é uma competência fundamental, seja para formar alunos, profissionais e cidadãos, ou para enfrentar os desafios da vida e transformações do mundo.


Hoje em dia e também no futuro, o sucesso de empresas e profissionais depende e dependerá cada vez mais de um pensamento crítico bem desenvolvido. Que tal começar a pensar de forma mais crítica?





141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page