top of page

10 dicas para começar a trabalhar com Tecnologia da Informação

Trabalhar com Tecnologia da Informação (TI) é uma opção interessante para quem busca uma área com muitas oportunidades. Com o avanço das soluções e inteligência artificial, o campo da tecnologia trouxe novas profissões e demandas em diversos setores. 


Neste artigo, você vai conferir dicas de como dar início à sua trajetória na área da tecnologia e também alguns caminhos que poderão te ajudar a se desenvolver e dar os primeiros passos na área.


Por que trabalhar com tecnologia?


Muitos profissionais e estudantes optam por trabalhar com tecnologia por terem afinidade com o assunto, outros buscam a área por verem um mercado de trabalho com oportunidade de crescimento e desenvolvimento


Com o passar dos anos, a tecnologia e a transformação digital se tornaram fundamentais nas empresas dos mais diversos segmentos e portes. Portanto, o mercado de trabalho da área tecnológica só aumenta.



Imagem mostra dois homens em computadores. Na imagem aparecem gráficos e códigos.
O mercado de trabalho na área de Tecnologia de Informação traz oportunidades de crescimento e desenvolvimento para profissionais que estão começando ou buscam novas colocações | Foto: Canva

Como é o mercado de Tecnologia da Informação?


Uma pesquisa da consultoria International Data Corporation (IDC) apontou que o mercado de tecnologia da informação brasileiro deve superar o americano em 2024. 


Na avaliação da consultoria, o Brasil deve apresentar um crescimento do setor de 12%. Enquanto o mercado de TI deve crescer 11% na América Latina em geral durante este ano.


A cada dia novas vagas e oportunidades surgem, dando mais espaço para novos profissionais, como veremos mais à frente.



Por onde começar a trabalhar com tecnologia?


Para começar a trabalhar com tecnologia é preciso buscar muito conhecimento técnico. É importante fazer cursos e se especializar na área em que deseja atuar. Uma boa dica é começar com o auxílio de cursos online gratuitos. Assim, é possível se aprofundar na área e encontrar os campos de maior interesse.


É importante ressaltar que a busca por conhecimento técnico nunca acaba na área de tecnologia. Afinal, o mercado está em constante atualização.


Depois de começar a buscar conhecimento, é preciso atualizar o currículo para mudar de área ou iniciar nela. A partir daí, pratique, estude e comece a buscar vagas que estejam alinhadas ao seu perfil.


Imagem de uma tela com dados e códigos
A busca por conhecimento na área da tecnologia é uma atividade constante | Foto: Canva

O que é preciso para trabalhar com tecnologia?


Além do conhecimento técnico e atualizado, é preciso ter algumas competências comportamentais para ter sucesso nessa área. Ou seja, além das hard skills, você também precisa prestar atenção nas soft skills, algumas delas são:


  • Ter capacidade de trabalhar sob pressão;

  • Saber analisar situações e resolver de problemas;

  • Possuir uma boa comunicação para entender o que profissionais de as outras áreas solicitam;

  • Interagir com diversas áreas;

  • Trabalhar em equipe e ser colaborativo;

  • Ter capacidade de aprender (muitas vezes sozinho);

  • Ser flexível em situações complexas.


Dicas para iniciar no mercado de tecnologia


Saber mais sobre tecnologia está te deixando ainda mais animado para mergulhar na área? Para te ajudar ainda mais, separamos algumas dicas para iniciar no mercado de TI.


1. Escolha a melhor formação


Ao começar uma carreira em Tecnologia da Informação (TI), você pode ter que decidir fazer um curso técnico ou uma graduação. As duas alternativas trazem inúmeras oportunidades, mas é fundamental compreender os serviços que você poderá fornecer em cada uma delas. Então analise suas escolhas de forma clara


2. Pratique seus conhecimentos


O trabalho técnico vai te diferenciar entre os profissionais. Com uma formação concluída ou nem mesmo iniciada, é importante praticar suas habilidades. Por isso, esteja sempre praticando e buscando novos conhecimentos para aprimorar suas skills. Quando as empresas encontram um profissional assim, seu valor aumenta significativamente.


Imagem de um notebook em cima de uma mesa. Na tela dele aparecem códigos e uma linguagem de programação.
Praticar habilidades e buscar novos conhecimentos é essencial para se destacar no mercado | Foto: Canva

3. Comece a trabalhar na área


Assim que possível, com bons conhecimentos em TI, busque oportunidades de trabalho na área. Isso vai te ajudar a compreender mais sobre o mercado e identificar as áreas que precisa desenvolver.


4. Monte seu portfólio


Se você já possui experiência prática, mostre suas habilidades aos recrutadores. Crie um portfólio para mostrar seus projetos e desenvolvimentos, destacando os conhecimentos e linguagens usadas.


5. Torne-se especialista em uma área


Para evoluir e crescer no mercado, identifique a área que gosta e busque aprimorar suas competências neste segmento. A TI oferece muitas oportunidades, por isso é essencial escolher uma área que se alinha aos seus interesses.


Duas pessoas estão olhando telas de computadores que estão em uma mesa. Elas analisam informações
A Tecnologia da Informação possui muitas áreas diferentes, dedique-se a uma delas para conquistar o seu espaço | Foto: Canva

6. Busque certificações


As certificações são uma maneira de evidenciar o seu conhecimento em uma área específica e aprimorar sua credibilidade. Existem diversas certificações para sistemas específicos, gerenciamento de projetos e até mesmo para linguagens de programação, que vão contribuir para realçar suas habilidades e competências.


7. Mantenha uma boa rede de contatos


Além de ter um ótimo currículo, é preciso ter uma boa rede de contatos. Ou seja, faça networking com os amigos e profissionais com os quais você já trabalhou. Eles poderão te indicar em alguma oportunidade e divulgar sobre suas habilidades a recrutadores interessados.


8. Esteja disponível


Mantenha-se receptivo e disponível para as oportunidades que surgirem. Além da formação e de uma boa rede de contatos, você precisa estar pronto para as oportunidades que baterem à sua porta. Inscreva-se em sites de emprego direcionados à área e esteja atento às vagas alinhadas ao seu perfil e momento atual.


Um homem e uma mulher estão vendo uma tela de computador. Eles conversam sobre informações.
Na área da tecnologia é importante estar sempre pronto para novos desafios | Foto: Canva

9. Mantenha-se informado sobre as últimas novidades


A área da tecnologia evolui de maneira rápida e está em constante transformação. Por isso, o conhecimento adquirido durante a faculdade pode não se manter aplicável ao longo de toda a sua carreira. Assim sendo, é essencial buscar atualizações.


10. Participe de atividades do seu segmento


Uma outra dica para manter-se atualizado e estabelecer conexões significativas é participar de eventos, congressos, palestras e cursos relacionados à sua área de atuação. Essas atividades são excelentes momentos para trocar informações e conhecimentos com outros profissionais do setor, enriquecendo sua vida profissional.


Áreas promissoras na Tecnologia da Informação


Diversas áreas de TI que têm se destacado no mercado de trabalho. Vamos conferir algumas delas:


A imagem mostra um cadeado feito com ilustrações tecnológicas
A área da Segurança da Informação é uma das áreas que mais se destacam na TI | Foto: Canva

1. Segurança da informação


Já parou para pensar na grande quantidade de dados que circulam diariamente em transações financeiras, operações comerciais, e-mails e outros canais eletrônicos? 


Não é difícil perceber que, quanto mais as empresas e a sociedade se tornam mais conectadas, maiores são os riscos de assegurar a integridade e a segurança das informações. Neste cenário, a segurança da informação ganha cada vez mais força e visibilidade no mercado.


2. Infraestrutura e Cloud Computing


A cada ano que passa, mais empresas substituem suas antigas estruturas de armazenamento e processamento por soluções tecnológicas em nuvem. A tendência é clara, o que só faz aumentar as demandas por esses serviços e também a busca por profissionais especializados.


Imagem gráfica de uma nuvem, simbolizando a nuvem digital de armazenamento de dados
Soluções tecnológicas em nuvem ganham espaço em armazenamento e processamento de dados | Foto: Canva

3. Business Intelligence


A Business Intelligence (BI) surge como uma ferramenta essencial para explorar e processar grandes quantidades de dados disponíveis, facilitando a tomada de decisões mais assertivas e o rastreamento dos resultados de cada ação


O princípio fundamental da BI é fornecer a informação correta no momento adequado. Essa abordagem torna o BI um processo essencial para as empresas que buscam manter a competitividade, alcançar os melhores resultados e antecipar-se a crises.


Mercado da Tecnologia da Informação


O campo da TI está em constante evolução. Com determinação e foco é possível construir uma carreira sólida e de sucesso na área da Tecnologia da Informação.


Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e mantenha-se sempre bem informado sobre novidades relacionadas à tecnologia. Fique atento também ao nosso LinkedIn.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page