Com a constante revolução digital, empresas de diversos setores buscam cada vez mais o auxílio da tecnologia para melhorar os seus sistemas. Seja com novos softwares ou plataformas mais ágeis e práticas, a tecnologia transformou o cenário de trabalho atual.
Devido às novas demandas, o Profissional de Tecnologia da Informação tem se destacado muito. A profissão, que tem cada vez mais espaço no Brasil e no mundo, ainda é pouco conhecida e está construindo o seu espaço.
Se você não é da área, mas tem interesse no universo da tecnologia, continue a sua leitura. E claro, se você já atua na área, você terá muitas dicas de como aprimorar os conhecimentos. Trouxemos conteúdos que vão te ajudar a conhecer mais sobre a TI.
O mercado do profissional de TI está extremamente aquecido e vale muito a pena compreender mais sobre o setor. Aqui você vai conhecer mais sobre as habilidades do profissional, os segmentos atendidos e muito mais.
O que é TI?
Antes de mais nada, TI é a sigla de Tecnologia da Informação. A área está relacionada a uma série de soluções e atividades tecnológicas que envolvem banco de dados, hardwares, softwares e redes usadas para lidar com as informações.
O objetivo da área é usar recursos tecnológicos para facilitar o acesso, fazer análises e o gerenciamento de informações. Ou seja, podemos explicar que TI é o setor que auxilia as empresas a trabalhar com dados e otimizar processos.
Onde surgiu a TI?
A área de Tecnologia da Informação se tornou relevante na década de 60, quando o assunto de processamento de dados passou a ser uma questão importante para as grandes corporações.
A tecnologia, nesse período, era mais usada nos sistemas de controle operacionais, como contabilidade e folha de pagamento.
Porém, com o avanço da informática nos anos seguintes, outros recursos modernos e eficientes começaram a surgir. Assim, a área de TI passou a se estruturar, alcançando mais do que o operacional e se tornando cada vez mais importante na tomada de decisões.
Por isso, atualmente, a TI está presente nas atividades simples do dia a dia, como uma troca de e-mails, e também em complexos softwares de gestão e processamento de dados. A área é fundamental para todos os negócios e é essencial para que as operações ocorram em conformidade e sejam bem sucedidas.
Dia do Profissional de TI
Você sabia que o Dia do Profissional de TI é comemorado em 19 de outubro? O objetivo da data é reconhecer e homenagear os profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI). Eles possuem um papel fundamental na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, redes de computadores, segurança cibernética, entre outras áreas relacionadas à tecnologia.
O Dia do Profissional de TI é uma oportunidade de valorizar o trabalho dos trabalhadores da área, reforçando a importância da tecnologia na rotina. Além disso, o dia também incentiva o crescimento profissional e o aprimoramento contínuo do setor, que está em constante evolução.
O que faz um profissional de TI?
Muito mais do que o “técnico do computador”, o profissional de TI é uma peça-chave para a competitividade de qualquer negócio. Claro que o papel do suporte técnico e da administração de redes também é imprescindível para uma empresa, mas a Tecnologia da Informação vai muito além.
A TI é a área responsável por fazer o gerenciamento de dados e conhecimento em uma empresa. Ou seja, é o profissional de TI que faz a coleta, distribuição, processamento, organização e monitoramento de dados recebidos, prezando pela segurança da informação.
O papel do profissional de TI também passa pelo desenvolvimento. Os desenvolvedores de sistemas, softwares e hardwares criam soluções para atender às necessidades do mercado, do próprio negócio ou da empresa onde trabalham. As inovações criadas ajudam a aprimorar e automatizar os processos, aumentar a produtividade e melhorar a vida da sociedade.
A área de TI tem cada vez mais destaque no mercado. Por isso, ter profissionais qualificados e que estão prontos para encarar as demandas do dia a dia é essencial. Separamos 7 das principais funções do profissional de TI.
7 principais funções do profissional de TI
1. Planejamento de projetos
Para que um produto fique pronto, é preciso criar um planejamento com todas as funções, o design, a arquitetura da solução, a finalidade, entre outros. E é o profissional de TI quem faz o gerenciamento e coordenação dessas etapas no planejamento de projetos.
O processo costuma começar com um brainstorming, com ideias e sugestões que serão filtradas para encontrar o melhor caminho e, depois disso, é iniciado o briefing do projeto.
2. Desenvolvimento de soluções
Desenvolver soluções é uma das funções mais conhecidas do profissional de TI. É neste momento que o profissional dá forma a uma solução, aplicativo, API, site, entre outros produtos tecnológicos, conforme o projeto definido anteriormente.
Os profissionais ligados a essa função são especialistas que precisam ter domínio de lógica de programação e conhecer sobre diferentes linguagens que podem fazer parte do projeto.
3. Gerenciamento de redes
Ao fazer o gerenciamento de redes, o profissional fica responsável pelo planejamento e atribuição de toda a parte relacionada à formação de dispositivos.
Ele fará a configuração das redes; o monitoramento do tráfego de rede; cuidados com protocolos de segurança para redes e medidas proativas para evitar ataques de rede; cuidará da otimização do tráfego de rede, evitando quedas; e ficará atento às melhorias que podem ser feitas.
4. Gerenciamento de bancos de dados
Fazer o gerenciamento de banco de dados é uma função essencial, pois soluções, ferramentas e possibilidades de ação só podem ser feitas se os bancos de dados estiverem funcionando adequadamente.
O profissional com essa missão deve fazer a estruturação, elaboração de planos de segurança, medidas de mitigação de riscos, planos de backup, entre outras atividades.
5. Cuidados com cibersegurança
Os profissionais de TI especialistas em cibersegurança precisam estar atualizados sobre os principais protocolos e soluções usadas para segurança da informação. Além disso, devem fazer o monitoramento constante, criar planos de redução de riscos e estar alinhados com os profissionais de compliance para manter a legislação vigente.
6. Atendimento e suporte ao usuário
Resolução de problemas com e-mail, software ou com algum dispositivo? Quem vai ajudar será o profissional responsável pelo atendimento e suporte ao usuário. Ele é um especialista resolutivo com perfil investigativo e que busca identificar as melhores soluções para resolver questões.
7. Tester
O tester é responsável por, depois do desenvolvimento de uma ferramenta, analisar se há algum tipo de problema. Ele age como o usuário final faria para buscar falhas ou fatores que precisam ser melhorados.
Para conhecer mais sobre o profissional de TI, vamos compreender um pouquinho mais sobre suas habilidades?
Quais são as habilidades que um profissional de TI precisa ter?
Trabalhar com sistemas, códigos binários e números, sem dúvidas, são pontos positivos para quem quer trabalhar com Tecnologia da Informação, mas é preciso ter algumas habilidades. Confira algumas delas:
1. Saber se comunicar com as pessoas
Um profissional de TI trabalha com outras pessoas da área, além de chefes, gestores e colaboradores. Por isso, é necessário se expressar bem, seja de forma oral, quanto por escrito. Ele precisa ser bem compreendido, afinal, a área lida com assuntos delicados e precisa que todos estejam em sintonia.
2. Trabalhar de maneira proativa
A área de TI é movida pela inovação, então agir de maneira proativa combina com o cenário. O profissional de TI não pode esperar que os transtornos aconteçam, mas sim trabalhar para que eles sejam evitados. Pensar em novos softwares, atualizações e buscar melhorias é um diferencial relevante com relação a outros profissionais.
3. Buscar inovação a todo momento
Profissionais de TI estão sempre em busca de uma nova descoberta, de soluções diferenciadas para um determinado trabalho que podem trazer ganhos para os sistemas da empresa onde estão inseridos. Encontrar algo novo para uma ferramenta é algo constante na rotina de um profissional da área.
4. Ser autodidata
Existem muitos cursos, novas tecnologias, linguagens de programação e sistemas diferenciados no mercado. Por isso, cabe ao profissional correr atrás dos seus interesses e conferir se pode ou não incorporar algo ao seu trabalho. Isso faz com que a pessoa saia à frente e esteja sempre atualizado.
É muito importante ser curioso e buscar aprender sozinho ou aprofundar o aprendizado observado na faculdade, em um curso ou no trabalho.
5. Trabalhar em equipe
Como já comentamos, dificilmente o profissional de TI trabalha sozinho. Por isso, é preciso aprender a delegar funções, ouvir opiniões, dar feedbacks e manter o time motivado e unido. Dessa forma, todos colaboram e encontram soluções de forma mais rápida.
6. Ter sede de conhecimento
Conversar com outros profissionais da área, fazer cursos livres, ler sobre novas tecnologias e linguagens, entre muitas outras coisas, é primordial quando a profissão respira inovação. Ao entrar na área da TI é necessário entender que precisa estar em uma busca contínua por informações.
7. Boa gestão de projetos
Normalmente, o profissional de TI lida com vários projetos e responsabilidades ao mesmo tempo. Portanto, ser capaz de se organizar com os trabalhos, cumprir prazos e atingir as metas é fundamental. A capacidade de gestão de projetos está relacionada aos planos, definição e alcance de metas.
8. Ser criativo
O trabalho de um profissional de TI envolve ideias para melhorar processos ou produtos, por meio de soluções “fora da caixa”. Ou seja, é preciso buscar respostas rápidas aos problemas, além de sugerir mudanças proativas que impactem nos resultados do setor e da empresa de forma positiva.
9. Visão analítica
Ter visão analítica é uma habilidade muito bem vista, pois a função de um profissional de TI exige que ele encontre soluções lógicas para problemas do dia a dia ou para os que surgem quando menos se espera. Essa habilidade ajuda a diagnosticar os problemas e corrigi-los.
Além disso, a visão analítica colabora com a identificação de gargalos de forma mais rápida, antes mesmo de surgirem, e a encontrar boas soluções.
10. Capacidade de tomar decisões
A capacidade de tomar decisões é importante para todos os funcionários, não apenas aos líderes. Essa habilidade, além de ser parte das características técnicas de um profissional, também está relacionada ao seu potencial de liderança e seu foco profissional.
A tomada de decisões é um desafio em todas as organizações. Por isso, profissionais capazes de tomar à frente e tomar decisões são um grande diferencial para a empresa.
O Profissional de TI é crucial em diversos tipos de organizações e setores. Contar com profissionais da área é essencial para manter tudo em bom funcionamento.
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