top of page

15 dicas para se manter atualizado no mercado de trabalho

Estar por dentro do que acontece no mercado de trabalho é essencial para ficar sempre atualizado e conquistar boas posições, independente da situação profissional. Deixar passar novas oportunidades ou novas exigências por falta de conhecimentos pode prejudicar a carreira. Mesmo em um momento profissional bom e favorável profissionalmente, é preciso seguir se atualizando. Assim, você fica sempre à frente de seus concorrentes.


Uma mulher está usando o notebook e analisa as anotações em um caderno
Estar atualizado significa estar à frente dos concorrentes | Foto: Canva

O que significa ser um profissional atualizado?


Ser um profissional atualizado significa estar em sintonia e ligado nas últimas tendências, avanços e desenvolvimentos da sua área de atuação e de outros temas relevantes. Para isso, é preciso continuar aprendendo e aprimorando suas habilidades e competências. Dessa forma, o profissional segue relevante e eficaz no mercado de trabalho.


O profissional atualizado busca por atualizações constantes, sejam em conhecimentos técnicos, novas tecnologias, metodologias e práticas recomendadas relacionadas ao seu campo.


Além disso, estar atualizado também está relacionado à capacidade de se adaptar a mudanças no ambiente de trabalho, compreender as demandas e manter uma mentalidade de aprendizado. Esses profissionais costumam participar de cursos, workshops, conferências e outras atividades de desenvolvimento.


Imagem vista de cima de uma mulher em uma mesa de escritório usando um notebook. Na mesa estão alguns papeis e cadernos.
O profissional atualizado sempre em busca de novas atualizações | Foto: Canva

Por que se manter atualizado é importante?


Ser um profissional atualizado demonstra que você está atento e interessado nas demandas do dia a dia, na sua área e nos acontecimentos gerais. Isso mostra que você está pronto para encarar novos desafios, encarando-os de frente e transformando-os em ótimas soluções.


As pessoas que se atualizam conseguem compreender de uma melhor forma qual o seu espaço no mundo e ainda encontram as melhores oportunidades.


14 dicas para se manter atualizado no mercado de trabalho


Pronto para buscar manter-se atualizado e garantir boas oportunidades? A busca por informações sobre como se manter atualizado é o primeiro passo para encontrar ótimos caminhos profissionais.


Separamos 14 dicas incríveis com as melhores formas para você se manter atualizado. Prepare-se para ficar sempre atualizado profissionalmente e se destacar ainda mais.


1. Tenha autoconhecimento


Antes de dar início às atividades, busque conhecer mais sobre você e seus objetivos. Se conhecer é importante para compreender quais pontos fortes você precisa focar e quais pontos fracos você deve melhorar e contornar para se tornar uma pessoa ainda melhor. O autoconhecimento é essencial para ter uma personalidade única.


Uma mulher está em uma sala e se abraça como um ato acolhedor
O autoconhecimento é essencial para que o profissional consiga focar em seus objetivos e metas | Foto: Canva

2. Cuide do psicológico e trabalhe a inteligência emocional


Estar bem mentalmente é essencial para conseguir se atualizar da melhor maneira. Só assim, você saberá a hora de se preservar e buscar ajuda nos momentos difíceis e a hora de focar nas suas competências. Afinal, todo mundo possui limites.


Além disso, hoje em dia, ter um bom equilíbrio emocional é muito valorizado no mercado de trabalho. Esse grande diferencial vale a pena ser trabalhado por qualquer profissional, pois ele ajuda muito nas habilidades de comunicação.


3. Leia conteúdos sobre o seu ramo


Existem diversas matérias, artigos e outros conteúdos interessantes especializados na sua área. Eles ajudam os profissionais a estarem atentos às tendências mais recentes de cada segmento.


4. Faça cursos e assista a palestras


O número de boas instituições que oferecem cursos presenciais e online tem aumentado muito recentemente. Ou seja, existem várias opções de cursos e palestras que você pode incluir no seu radar.


Por tanto, se aparecer uma oportunidade de fazer um novo curso, não perca tempo e invista em você. Busque participar de palestras também, o ponto de vista de quem está expondo o seu trabalho, pode te ajudar a ter outros pontos de vista.


Imagem de algumas pessoas em uma palestra. Duas pessoas comandam a palestra e conversam com as pessoas que estão sentadas. Algumas pessoas levantam as mãos.
Palestras podem ser grandes oportunidades de manter-se atualizado | Foto: Canva

5. Participe de grupos nas redes sociais


No Facebook ou no Google é possível encontrar diversos grupos de discussão que reúnem inúmeros profissionais do mesmo ramo de trabalho que o seu. Ao participar desses grupos, você pode receber informações da sua área de forma mais rápida. As experiências compartilhadas te ajudam a ficar muito mais atualizado com relação a tudo o que acontece no mercado.


6. Acompanhe as notícias do dia a dia


Os acontecimentos do cotidiano podem afetar o mercado de trabalho a qualquer momento. Por isso, jornais, televisão, rádio e internet são fontes de informação constantes que vão te ajudar a estar sempre por dentro de tudo o que acontece pelo mundo. Essas notícias podem ser essenciais para a sua carreira.


7. Visite feiras de emprego


As feiras de emprego são ótimas opções para fazer networking, descobrir o que deve ser atualizado no seu currículo para que você seja aceito no mercado de trabalho e conhecer novas pessoas. Além disso, você consegue analisar as oportunidades dos setores e ficar por dentro das novas oportunidades.


Imagem de uma feira de profissões. Empresas com estandes apresentam os seus negócios
Feiras de emprego são ótimas oportunidades para desenvolver o networking | Foto: Canva

8. Acompanhe os avanços tecnológicos


A tecnologia está sempre em transformação e dá um novo passo a todo instante. Devido a tantas mudanças, é importante compreender para onde estes passos nos levam. Nem todos os passos nos levarão a grandes conhecimentos, mas alguns deles farão muito sentido na sua jornada profissional. Além disso, um profissional atualizado está sempre atento às transformações e avanços tecnológicos que estão se aproximando.


9. Faça da internet um local de descobertas


Que tal dar uma pausa nos entretenimentos na frente do computador para focar nas atualizações do mundo? A internet possui um número enorme de conteúdos e discussões qualificadas em fóruns especializados. Você pode buscar os que mais te interessam e aprender muito. Além de apresentar seus pontos de vista e participar de discussões enriquecedoras.


10. Aprenda uma nova língua


Saber uma nova língua pode ajudar a abrir portas para os profissionais, principalmente se você atua ou pretende atuar em empresas multinacionais ou com parceiros no exterior. Existem muitas plataformas gratuitas e inúmeros tipos de cursos que vão colaborar para a sua jornada de aprendizado. Também é possível complementar os estudos com recursos extras, como livros, filmes, músicas e séries.


A língua que mais aprendemos é o inglês. E se você já sabe, que tal arriscar em nova língua? Isso pode agregar ainda mais ao seu currículo.


Pessoas estão em uma mesa estudando idiomas. O foco está em duas mulheres e um homem. Na mesa à frente deles estão algumas bandeiras de países.
Aprender uma nova língua mostra aos recrutadores que você é um profissional dedicado | Foto: Canva

11. Faça cursos diferentes da sua área original


Para ficar bem atualizado, você também pode buscar conteúdos que não são necessariamente da sua área, mas coisas diferentes do comum para ampliar o seu leque de conhecimento e se desenvolver em outras áreas. Você pode buscar aprender um instrumento ou até fazer um curso de astronomia, por exemplo.


12. Faça uma pós-graduação


Você pode ficar atualizado ao fazer uma pós-graduação e buscar uma especialização em uma de suas áreas de atuação. As pós costumam trazer conceitos relevantes para te ajudar a ter ainda mais conhecimento sobre sua área.


Hoje, é possível fazer uma pós-graduação de casa, pelo formato EAD e com preços mais acessíveis. Essa é uma excelente opção para quem tem uma rotina corrida ou mora longe dos grandes centros.


Uma pessoa participa de um reunião online, na tela do computador estão várias janelas com a imagem de outros participantes da reunião
Pós-graduação, online ou não, é uma ótima maneira de manter o profissional atualizado | Foto: Canva

13. Conheça as habilidades mais valorizadas pelas empresas


Ao saber quais são as competências mais requisitadas pelas, você pode potencializá-las e desenvolvê-las ainda mais e se destacar na carreira, alcançando suas metas e os objetivos. As hard skills (habilidades técnicas) e as soft skills (habilidades comportamentais) precisam ser atualizadas de acordo com as demandas das empresas.


É fundamental mapear as habilidades importantes em sua área de atuação, assim é possível identificar as que você mais precisa desenvolver e aprimorar .


14. Busque saber sobre sua empresa e o mercado


Um profissional atualizado sabe tudo sobre a sua empresa e o contexto atual que vivencia. Ele sempre busca compreender melhor o negócio e o mercado em que atua. melhor sobre sua empresa e o negócio, assim como o mercado em que você atua.


É importante conhecer a concorrência, acompanhar as tendências tecnológicas e ficar de olho nos fatores políticos e econômicos que podem ter relação direta com a sua empresa.


Pronto para se tornar um profissional mais atualizado? Se manter atualizado, virou mais do que uma necessidade. É uma forma de sobrevivência. Comece a colocar nossas dicas em prática agora mesmo!

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page