top of page

10 dicas para cuidar da saúde mental

A saúde física e a saúde mental estão ligadas, uma não existe sem a outra. Não há uma saúde plena e equilibrada se um desses pilares não estiver bem. Cuidar do nosso psicológico não é uma tarefa simples, mas existem diversas ações que podem nos ajudar a cuidar melhor da nossa saúde mental no dia a dia.


Neste artigo, destacamos a importância de cuidar de si mesmo, dando uma atenção especial para a saúde mental. Separamos 10 hábitos e dicas para estimular o seu bem-estar. Cuide de você e da sua saúde. Boa leitura! 


O que é saúde mental? 


Antes de mais nada, precisamos entender o que é  saúde mental. O termo está ligado a tudo o que envolve o bem-estar psicológico, social e emocional de uma pessoa, além dos fatores que afetam as ações, decisões e relacionamentos


Ter a saúde mental em dia envolve a busca pela qualidade de vida por meio de autocuidado, relacionamentos saudáveis, hábitos estimulantes e também a capacidade de manter uma rede de apoio sólida ao seu redor, dando o suporte necessário em qualquer situação. 


Além disso, vale ressaltar que ao cuidar da saúde mental você também contribui para a saúde física, pois os problemas como a depressão, ansiedade e estresse podem ser associados a baixa imunidade, insônia e outras doenças.


Imagem mostra as mãos de duas mulheres. Uma delas segura aos mãos da outra em sinal de apoio.
Ter uma rede de apoio é essencial para receber suporte em qualquer situação | Foto: Canva

Campanha Janeiro Branco


Você sabia que janeiro é considerado o mês da saúde mental? Por ser um mês que marca novos recomeços, ele carrega a Campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo incentivar o cuidado e a atenção com a saúde mental e propor a reflexão acerca do tema neste momento de mudança e renovação.


Dia Mundial da Saúde Mental


A saúde mental é uma questão de saúde pública a nível mundial. Por isso, existe o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. A data tem como missão provocar discussões sobre o tema.


Dicas de como manter a saúde mental em dia 


Chegou a hora de conferir as 10 dicas que trouxemos para você manter a saúde mental em dia. É extremamente necessário desenvolver hábitos saudáveis e garantir o seu bem-estar como um todo.


Idosa faz exercício de alongamento com ajuda de uma professora em sala de pilates
Hábitos saudáveis colaboram com a saúde mental e física | Foto: Canva

1. Pratique atividades físicas 


A prática regular de exercícios físicos é recomendada não apenas por questões estéticas, mas também pela saúde. Exercitar-se frequentemente ajuda na circulação sanguínea e, consequentemente, no sistema cardiovascular. Além disso, leva mais nutrientes e oxigênio para as células.


Estudos comprovam que mesmo atividades mais simples, como 30 minutos de caminhada todos os dias, ajudam na produção de serotonina, que fortalece a imunidade e melhora a saúde como um todo. 


2. Busque uma dieta balanceada e hidrate-se 


Manter um consumo adequado de nutrientes é essencial para garantir maior vitalidade e executar ações voltadas para o cuidado da saúde mental. A alimentação rica e equilibrada favorece a manutenção em alta dos níveis de energia e disposição ao longo do dia. 


Além disso, ter uma boa hidratação e reduzir o consumo de cafeína também é importante. O café pode interferir na produção de melatonina e afetar a qualidade do sono.


3. Priorize a qualidade do sono 


Para manter a saúde mental em dia é preciso dormir bem. Por isso, busque uma rotina que colabore com o seu momento de descanso. Evite cafeína por pelo menos oito horas antes de dormir e fique longe da televisão e do celular por cerca de 30 minutos antes de dormir. Procure ir para a cama no mesmo horário para criar um hábito. 


É importante reforçar que dormir pelo menos oito horas todos os dias melhora a saúde mental e é essencial para manutenção da imunidade e disposição.


Mulher está dormino em uma cama, ela está com um sorriso no rosto
Ter boas noites de sono colabora com a manutenção da imunidade e disposição | Foto: Canva

4. Explore atividades relaxantes 


Atividades relaxantes e que nos tiram da rotina são estimulantes e ideais para cuidar da mente. Busque praticar alongamentos, ioga, meditação e exercícios respiratórios. Esses são alguns dos exemplos que entregam ótimos resultados à saúde


5. Aprenda a lidar com situações estressantes 


Nem sempre é possível fugir de situações estressantes. Por isso, é necessário saber como enfrentar esses problemas com uma abordagem prática, calma e relaxada. Isso vai te ajudar na hora de lidar com os desafios.  


Foque na solução e não deixe que esses eventos tomem todo seu tempo e energia, saiba a hora de deixá-los de lado e cuidar de si. 


6. Doe-se 


Fazer voluntariado é uma ótima maneira de dar um novo propósito à vida e estimular a saúde mental. Doar-se e fazer algo pelos outros sem esperar por algo em troca é recompensador e estimulante


Essas atitudes ajudam a reconhecer nossos privilégios e promovem a conscientização. Além de dar a oportunidade de conhecer novas pessoas e criar conexões.


Homem ajuda senhor de idade a descer do carro. Ele segura um andador para que o idoso desça
Ajudar os outros dá uma sensação recompensatória e ajuda na saúde mental | Foto: Canva

7. Tenha metas e objetivos realistas 


Tente não se pressionar e busque estabelecer metas para se estimular a desenvolver certas atividades, mas seja realista. Ao colocar objetivos muito distantes ou estressantes, você pode acabar se pressionando e causando um efeito negativo em você. 


8. Não tenha medo de pedir ajuda 


Pedir ajuda é uma demonstração de coragem e força e é preciso reconhecer isso. Compreender e reconhecer que não está tudo bem é parte do processo de cura. Conte com seus amigos e familiares para se manter de pé e não tenha receio de buscar ajuda profissional quando for preciso


9. Faça uma terapia com profissional


É comum as pessoas acreditarem que a terapia com um profissional é apenas para casos graves de problemas mentais e emocionais, mas essa percepção não é correta. Considerando que todos enfrentamos desafios pessoais e nos deparamos com dificuldades para lidar com eles, faz sentido procurar a orientação de um especialista.


Lembre-se que não é necessário aguardar atingir um ponto crítico para buscar a terapia. O tratamento psicológico oferece o apoio necessário para enfrentar medos, fortalecer a autoconfiança, lidar com emoções, superar dependências e cultivar relações mais saudáveis.


Na imagem aparecem duas mulheres. Uma delas segura uma prancheta e anota algumas informações e a outra está sentada em um sofá. Elas estão em uma sessão de terapia
Procurar ajuda de um profissional é essencial para cuidar do bem-estar| Foto: Canva

10. Pratique o amor-próprio


Qual foi a última vez que você ressaltou suas próprias qualidades e se sentiu bem na própria pele? Esse momento de autocuidado e amor-próprio é extremamente importante para a saúde mental.


Estamos em uma fase em que as críticas surgem de diversas direções e é normal nos sentirmos abatidos por elas. A partir disso, nossa autoestima é afetada e começamos a nos enxergar com menos valor. Busque reservar um tempo só para apreciar a si mesmo e cultivar o amor próprio.


Sinais de que sua saúde mental precisa de atenção 


Qualquer tipo de comportamento depreciativo pode ser considerado como um alerta, já demonstram sintomas de que a visão da pessoa sobre ela mesma está ou é negativa. Mas também podemos ficar atentos a outros sinais, como: 


  • Insônia ou sono irregular; 

  • Queda nos níveis de energia

  • Alterações no apetite, como perda ou excesso; 

  • Indisposição e dificuldade em levantar da cama; 

  • Mau humor, irritabilidade e tristeza; 

  • Perda de interesse em atividades que antes sentia prazer; 

  • Incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; 

  • Raciocínio lento e perda de concentração.


 Imagem escura com um homem segurando a cabeça com as mãos
Fique atento aos sinais que sua saúde mental dá, cuide de você e das pessoas ao seu redor | Foto: Canva

É importante procurar ajuda profissional e no seu círculo social ao notar alguns desses sintomas em qualquer intensidade. 


Caso esteja se sentindo deprimido e tenha pensamentos que possam colocar em risco sua vida e de outros, procure ajuda de um psicólogo ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida através do telefone 188


Saúde Mental no Trabalho?


E no trabalho? É possível construir um ambiente saudável? Mais do que oferecer retorno financeiro, os colaboradores buscam trabalhar de forma equilibrada, trazendo a divisão necessária entre a dedicação, a vida pessoal, o propósito e saúde mental.


Por isso, as empresas precisam encarar esse desafio para promover um ambiente que favoreça a saúde mental de seus funcionários.


Imagem vista de cima com quatro pessoas trabalhando
Um ambiente de trabalho favorável colabora com a saúde e bem-estar | Foto: Canva

Qual a importância da saúde mental no trabalho?


A saúde mental no trabalho vai além da manutenção da produtividade. Em momentos de crise, ter funcionários saudáveis, felizes e que encontram no trabalho um ambiente de conforto e segurança psicológica, é essencial para organização estar um passo à frente para se reorganizar e superar o desafio


Benefícios de cuidar da saúde mental no trabalho


Os cuidados com a saúde mental no trabalho trazem benefícios e resultados evidentes, que podem ser vistos no médio e longo prazo dentro de uma organização. Confira alguns desses benefícios: 


  • Aumento a produtividade;

  • Redução da taxa de turnover e o absenteísmo;

  • Aprimoramento do clima organizacional;

  • Retenção de talentos na empresa.


A saúde mental importa


Pessoas que possuem uma boa saúde mental experimentam um desenvolvimento mais significativo em todos os aspectos de suas vidas. Além de contribuir para uma mente equilibrada, isso influencia positivamente nas relações, promovendo conexões saudáveis e enriquecedoras.


Além disso, essas pessoas tendem a se dedicar de forma mais efetiva ao trabalho, aproveitando seu potencial e contribuindo para um ambiente profissional mais produtivo. O cuidado com a saúde mental não apenas beneficia o indivíduo, mas também colabora com a sua capacidade de se desenvolver em diferentes áreas da vida.


75 visualizações1 comentário

1 Comment


Prezado Amigo,


Gostei do artigo. Ele é muito importante para o dia a dia de cada um de nós.

Parabéns pela publicação de oportuno artigo.


Abraços


Tosihiro Ida

Like
bottom of page